-A água e a sua importância para a vida
- Noções sobre a água para consumo humano (PH, turbação, …), águas pluviais, águas residuais
- Ciclo da água
- A quantidade de água que se consome em casa, na escola, nas indústrias,
na aquacultura e no consumo municipal.
- De onde vem a água que bebemos.
- Como são os cursos de água ( na nossa região?)
- O estado de conservação e poluição dos rios.
- Actividades que poluem mais a água.
- O que são as ETA e ETAR
- Formas de poupança de água:
- Economizadores
- Lavagem da louça com maquina cheia
- Fechar a torneira na lavagem dos dentes
- Poupança de água nos duches
- Aproveitamento da água para rega
- Poupar água na descarga da sanita
… - Proposta de actividades:
- Conhecer o rio da região (Antuã)
- Visitar uma ETA (EX: Crestuma), ETAR (EX: Salgueiro)
- Inventariar os poluentes que são lançados ao longo do rio Antuã
- Debates
- Limpeza do rio e/ou adoptar uma parte do rio
- Peça de teatro com esta temática
- Registos dos consumos de água
- Sensibilização da escola para a poupança de água
- Depósitos para recolha da água das chuvas ( EX: colocar bidons)
- Jogos com água
- Divulgar um Eco-código que evidencie atitudes no sentido da preservação da quantidade e qualidade da água.
- Elaboração de desdobráveis sobre a medidas a implementar para poupar água,…
- Composição Interpretação de canções alusivas ao tema
- Dinamização de placares nas salas de aulas e no polivalente
- Debates com os alunos
Sem comentários:
Enviar um comentário