Energia / Transportes
- O panorama energético português
- Os impactos provocados pela produção de energia
- Fontes de energia renováveis
- Formas de conservar energia:
- Nos equipamentos eléctricos
- Na iluminação
- Frigorifico
- TV e vídeo
- Cozinha
- Aquecimento de água
- Aquecimento do ar e ar condicionado
- Energias alternativas
- Transportes
- O panorama energético português
- Os impactos provocados pela produção de energia
- Fontes de energia renováveis
- Formas de conservar energia:
- Nos equipamentos eléctricos
- Na iluminação
- Frigorifico
- TV e vídeo
- Cozinha
- Aquecimento de água
- Aquecimento do ar e ar condicionado
- Energias alternativas
- Transportes
- Propostas de actividades:
- Visita a um parque eólico (EX: Freita), ou a uma zona de aerogeradores, hidráulica, solar, …
- Analise aos hábitos de transportes
- Pegada ecológica
- Descobrir formas praticas de conservar energia:
- Elaborar lista de equipamentos eléctricos que existem em casa, anotar o consumo energético e o tempo em que estão ligados por dia
- Fazer o mesmo para a escola
- Elaborar um folheto com uma lista de medidas para conservar energia
- Preparar os alunos para conversarem com os pais acerca das medidas a por em pratica e na aula divulgar os resultados
- Contactar a electricidade de Portugal e solicitar uma visita á escola para proporem medidas de conservação energética e eficiência.
- Relatório sobre a forma de energia estudada (energias renováveis)
- Escrever uma carta ao director geral de energia questionando acerca da estratégia do governo português quanto ao fomento das energias renováveis no país
- Sistema de partilha de automóvel (no transporte casa/escola/casa)
- Promover o dia sem carros
- Passeio de bicicleta
- Marcha ou percurso pedestre
- Desenhar uma rede de ciclo-via tendo em atenção os estudantes
- Calcular a eficiência energética
- Construção de carrinhos e barcos solares
- Concursos de carros e barcos solares
- Elaboração de desdobráveis sobre poupanças de energia, …
- Composição Interpretação de canções alusivas ao tema
- Dinamização de placares nas salas de aulas e no polivalente
- Debates com os alunos
Sem comentários:
Enviar um comentário